Get Adobe Flash player

Parceiros Premium

 Rijk Zwaan

 

 

 

Batata

Nome científico: Solanum tuberosum
Família: Solanáceas
Nome comum: batata, batatinha, batata-inglesa
Origem: nos Andes, na divisa entre o Peru e a Bolívia
Descrição e característica da planta: a batateira ou batata-inglesa é uma planta de ciclo anual, de baixo porte, as hastes são tenras e quebram com facilidade. As folhas são formadas nas hastes e de tamanhos relativamente grandes e compostas por vários folíolos arredondados de diferentes dimensões. Um mês após o plantio, verifica-se emissão de filamentos grossos esbranquiçados que se desenvolvem horizontalmente, a partir das hastes perto das raízes e inicia a formação de uma batata ou tubérculo na sua extremidade. Os tubérculos são colhidos após 95 a 115 dias após o plantio. As flores têm os dois sexos na mesma flor, são hermafroditas. Geralmente ocorre a autopolinização e resulta na formação de frutinhos verdes, contendo muitas sementes pequenas. Esse tipo de sementes só tem importância aos pesquisadores envolvidos no melhoramento genético da batata. Se o produtor plantar essas sementes pode aparecer plantas diferentes daquelas que deram origem as sementes. A batata não tolera geada e apresenta bom desenvolvimento em regiões de temperatura amena a quente e com boa disponibilidade de água no solo. A propagação de batata comercial é feita por tubérculos (batatas).
Produção e produtividade: a batata é uma das culturas mais importantes para a alimentação humana em todo o mundo. O Brasil é um grande centro produtor e consumidor dessa solanácea. A produtividade varia muito em função de variedades, clima da região, nível técnico do produtor e qualidade de sementes. A produtividade pode variar de 20 a 40 toneladas por hectare. Os estados de Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Goiás são os maiores produtores do Brasil.
Utilidade a batata é uma das mais importantes fontes de carboidratos para a humanidade e base de alimentação de muitos povos. Ela é consumida depois de frita, cozida, assada e industrializada para produção de fécula e chips.

Newsletter

Facebook