Get Adobe Flash player

Parceiros Premium

 Rijk Zwaan

 

 

 

Cenoura

Nome científico: Daucus carot
Família: Apiáceas (sinônimo: Umbelíferas)
Nome comum: cenoura, carrot (inglês)
Origem: Ásia
Descrição e característica da planta: a cenoura é uma cultura anual, para produção comercial, e bianual, para produção de sementes pelas companhias e pelos pesquisadores. Para a produção comercial de sementes, as raízes tuberosas colhidas são mantidas por algum tempo em condições de baixa temperatura, para induzir o florescimento, e depois plantadas no campo. Trata-se de uma planta herbácea, com até 50 centímetros de altura, as folhas são bastante recortadas e produz raiz tuberosa, que é a principal parte comestível e comercializada. Raiz tuberosa é o nome dado às raízes de determinadas plantas, como cenoura, nabo, rabanete, que têm a função de armazenar as suas reservas de alimentos.  Para o plantio da cenoura, é importante obter informações sobre as variedades, porque elas são afetadas pela temperatura e pelo comprimento do dia (fotoperíodo), no bom desenvolvimento vegetativo, na produção de raízes tuberosas e na indução de florescimento. Existem variedades indicadas para o plantio em outono e inverno e variedades para primavera e verão. Uma escolha inadequada pode trazer prejuízos na produção, porque as plantas se desenvolvem bem, mas florescem e as raízes tuberosas ficam imprestáveis ao comércio. Outro fator a ser levado em alta consideração, é a escolha de variedades resistentes às doenças, como a queima das folhas, causadas por um fungo, e ao nematóide das raízes. A planta se desenvolve e produz bem em condições de clima fresco a quente, solos profundos, com boa drenagem, ricos em matéria orgânica e boa disponibilidade de água durante todo o ciclo da cultura. O ciclo da cultura varia de 85 a 110 dias, vai do plantio à colheita, e está relacionado às variedades, ao clima e às regiões. A propagação é feita por sementes e não se recomenda o transplante de mudas, porque prejudica a formação da raiz. O plantio é feito diretamente no campo, em canteiros, e solos bem preparados.
Produção e produtividade: a produtividade média está em torno de 40 a 60 toneladas de raiz por hectare. Os maiores produtores de cenoura no Brasil são os estados de Minas Gerais, São Paulo e Bahia.
Utilidade: a cenoura é consumida como picles, saladas, cozidas, sopas e bolos. As cenouras com formato cilíndrico e com coloração alaranjada intensa, externa e interna, é a preferida, porque contém maior teor de beta-caroteno. As folhas da cenoura são também comestíveis.

Newsletter

Facebook