Get Adobe Flash player

Parceiros Premium

 Rijk Zwaan

 

 

 

Chicória

Nome científico: Cichorium endivia
Família: Asteráceas (sinonímia: Compostas, Cicoriáceas)
Nome comum: chicória, escarola, chicarola, escariola
Origem: região do Mediterrâneo
Descrição e característica da planta: a chicória é uma planta semelhante à da alface, mas difere no formato das folhas por ser mais alongado, de consistência mais firme e cor verde-escura. Dependendo de variedades, as folhas podem ser lisas e onduladas, crespas ou recortadas e crespas, além de serem levemente amargas ou sem nenhum amargor. Trata-se de uma cultura anual, herbácea, de ciclo relativamente curto. As plantas se desenvolvem bem em condições de temperatura amena a quente e em solos bem drenados, férteis, ricos em matéria orgânica e boa disponibilidade de água durante todo o ciclo da planta. A propagação é feita através de sementes e todo o sistema de produção é semelhante à cultura da alface. Existem variedades selecionadas às diferentes condições climáticas brasileiras.
Produção e produtividade: a chicória é colhida depois de 70 a 90 dias da semeadura. A produtividade chega a 10 a 15 toneladas por hectare e, numa cultura bem conduzida, o peso médio da planta atinge 800 a 900 gramas. Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná são os maiores produtores e consumidores dessa hortaliça no Brasil.
Utilidade: as folhas são consumidas na forma de saladas, cozida, em sopas, em piza e no preparo de diversos outros pratos da culinária.

Newsletter

Facebook