Get Adobe Flash player

Parceiros Premium

 Rijk Zwaan

 

 

 

Repolho

Nome científico: Brassica oleracea variedade capitata
Família: Brassicáceas (sinônimo: Crucíferas)
Nome comum: repolho, cabbage (inglês)
Origem: Costa do Mediterrâneo, Ásia Menor e Costa Ocidental Européia
Descrição e característica da planta: as plantas são herbáceas, anuais, de baixo porte, folhas de tamanho médio a grande, arrendondadas e cerosas. A medida que as plantas se desenvolvem, as folhas se concentram, superpõem e formam as “cabeças”. Dependendo de variedades ou híbridos, as cabeças podem ser de tamanho grande, médio ou pequeno, de forma achatada (mais predominante no comércio brasileiro), redonda, pontuda ou coração-de-boi, e de cores verdes ou roxas. A colheita é feita quando as cabeças apresentarem bem firmes ao pressionar com os dedos. Para a produção comercial, as flores não têm nenhuma importância, a não ser para melhoristas de plantas e para produtores de sementes. O repolho pode ser plantado em qualquer época do ano, porque existem muitas variedades ou híbridos, mas é sempre interessante obter informações na escolha dos materiais a serem plantados, no inverno ou no verão, porque podem apresentar problemas com doenças ou no bom desenvolvimento das plantas. A planta se desenvolve bem em condições de clima frio, ameno e, dependendo de variedades ou híbridos, até em clima quente, solos ricos em matéria orgânica, boa capacidade de drenagem da água e disponibilidade de água durante todo o ciclo da planta. A propagação é feita por sementes. As mudas são produzidas em viveiros a partir de sementes e depois, quando estiverem com duas ou três folhas, transplantadas ao campo. O ciclo da planta varia de 90 a 150 dias da semeadura à colheita.
Produção e produtividade: o repolho é produzido em todos os estados brasileiros, mas predomina nas regiões Sudeste e Sul. A produtividade varia de 30 a 80 toneladas por hectare e essa variação está na dependência de variedades ou híbridos, da época do ano, da região onde se cultivam. da fertilidade do solo, da ocorrência ou não da doença e dos cuidados no preparo do solo, boa disponibilidade de água no solo e da condução da cultura.
Utilidade: o repolho pode ser consumido ao natural como saladas, cozidos, sopas e conservas diversas, como chucrute, que é um prato típico da culinária alemã. Essa hortaliça é rica em vitaminas C, B1, B2, E, K, além de sais minerais, principalmente cálcio, fósforo e enxofre.

Newsletter

Facebook