Get Adobe Flash player

Parceiros Premium

 Rijk Zwaan

 

 

 

Excesso de chuva prejudica cultivo de hortaliças em São Paulo

A qualidade das hortaliças caiu na região de Mogi das Cruzes. As perdas estão calculadas em 50% da produção.

 

Metade do sítio do agricultor José Vieira, em Mogi das Cruzes, é usada para plantar alface crespa, lisa e mimosa. Algumas estão queimadas ou apodrecendo. É que o excesso de chuva deixou o solo úmido demais: 50% da produção foi perdida. 

"A gente passou a colher menos e com menos qualidade. O pé pequeno e com folhas queimadas, então tem que tirar”, comenta o agricultor.

Em outro sítio, três mil metros quadrados da plantação não têm condições de venda. “O solo muito úmido, o sol, então eu acho que sobe aquele mormaço quente e faz com que queime a cebolinha e o amarelamento”, comenta Leandro Fazion, agricultor.

Essa situação deve começar a mudar agora. Por causa do sol dos últimos dias uma área da propriedade está sendo preparada para um novo plantio de cebolinha. Por dia, Leandro vende uma média de 100 maços de cebolinha, mas pra atender os clientes, o agricultor tem que gastar. 

“Eu tenho que pagar do meu bolso e comprar fora. A minha produção não supre as minhas entregas”, declara.

A região de Mogi das Cruzes produz cerca de 30% das hortaliças do estado de São Paulo.

 

Fonte: http://g1.globo.com/economia/agronegocios/globo-rural/noticia/2017/02/excesso-de-chuva-prejudica-cultivo-de-hortalicas-em-sao-paulo.html

Newsletter

Facebook